Ilê Asé Balogun Irê
Iwá
- Ìwà Pèlé não tem uma tradução literal para nossa língua. Pèlé indica um comportamento gentil, sensível, educado, polido, portanto abarca vários significados em sua etimologia, num amplo aspecto. Para nossa facilidade vamos traduzir Pèlé como bom, mas esclarecendo, uma vez mais, que Pèlé é um conceito que vai muito além da bondade.
Iwá Pelé
- Ìwà Pèlé não tem uma tradução literal para nossa língua. Pèlé indica um comportamento gentil, sensível, educado, polido, portanto abarca vários significados em sua etimologia, num amplo aspecto. Para nossa facilidade vamos traduzir Pèlé como bom, mas esclarecendo, uma vez mais, que Pèlé é um conceito que vai muito além da bondade.
Contextualizando
Ìwà Pèlé é considerado pelos Yorùbás como a representação do bom caráter e está relacionado com a capacidade prática de provocar mudanças evidentes de energia. Na religião tradicional Yorùbá isso é de suma importância, já que o caráter do homem demonstra seu coração e Olòdúmarè (Deus), o qual é chamado de “O buscador de corações”, vai em busca de nossos corações analisando-o sempre. Nas religiões tradicionais o coração desempenha papel importante.
Ìwà significa caráter, a energia da vida. Ìwà é o que caracteriza uma pessoa sob o ponto de vista ético. Para ser feliz uma pessoa deve ter Ìwà Pèlé, pois quem tem bom caráter não entra em choque com os seres humanos, nem com os poderes sobrenaturais. Esse é o mais importante dos valores morais Yorùbá, e a essência da fé consiste em cultivá-lo.
Quando dizemos que uma pessoa tem bom Ìwà é porque em suas relações pessoais demonstra as qualidades corretas de um bom indivíduo. Isso é um dos conceitos básicos da religião tradicional Yorùbá, já que o bem-estar, seu desenvolvimento na vida, inclusive a extensão de seu caráter, será regido por Ìwà.
As ações diárias ou o viver cotidiano são produzidos pelo subconsciente, isso não é mais que o reflexo dos feitos, pensamentos e atitudes da vida. Uma pessoa em harmonia com a vida, está de acordo com o princípio universal e recebe de uma maneira acelerada as coisas boas da vida. O bom caráter é um escudo de proteção suficientemente sólido contra qualquer acontecimento, por duro, difícil ou extremo que pareça. Quem o possui a nada teme. Há um provérbio africano que diz que um bom caráter é armadura suficiente contra qualquer acontecimento desfavorável na vida, qualquer um que tenha um bom caráter não precisa temer nada. Há um Odù de Ifá que diz: "O bom caráter é a salvaguarda do ser humano, os covardes e temerosos carecem de proteção devido à sua moral e caráter”.
Não se deve confundir Ìwà com reputação. Nosso Ìwà é conhecido por nossa consciência e é imortal, vem de Olòdúmarè (Deus). A reputação, ainda que pareça com Ìwà, não é nada mais que um termo dado a nós pelos humanos, portanto é mortal e não o representa, já que há pessoas com boa reputação que não tem nem boa alma, nem bom coração, portanto não é Ìwà.Ao termos Ìwà Pèlé alcançaremos uma boa reputação. Nossa boa reputação ajuda a construir boas relações sociais. Essas relações sociais ajudam a construir uma comunidade forte e íntegra para nossos filhos e netos.
No corpus de Ifá, Òrúnmìlà nos expressa isso nos seguintes Odus :
1) "Venha e olhe as inumeráveis crianças de Ìwà.Ìwà leva as crianças em seus braços,Venha e olhe as inumeráveis crianças de Ìwà.O caráter é tudo o que se requer,Na há nenhum destino a ser chamado de infeliz en Ife.O caráter é tudo o que se requer.”
2) Em Irete-odi compreendemos que o bom caráter facilita os acontecimentos da vida,os rendimentos de sua vida permanecerão em suas mãos.O bom caráter é o que habilita a corda da vida,Para tornar-se indestrutível na mão de alguém.Assim declarou o Oráculo a ÒrúnmìlàQuem, por meio do bom caráter,Irá ganhar a corda da vida dos 401 Irúnmalè.
3) Não só há que ter bom caráter,Mas colocá-lo em prática.